Céu, Sol e Mar

“Este ano, faço uma retrospectiva fotográfica”, pensei. Logo vi que seria impossível. Só nos lugares em que costumo postar fotos – Twitpic, Flickr, Facebook e Orkut – foram mais de setecentas. E nem sempre as melhores. Que tal fazer uma nova seleção? Demoraria dias. Nem sei quantas fotos fiz este ano. Certamente, mais de 10 mil. Como tirar 20 ou 30 para representar 2010? Resolvi, então, eleger um tema: Céu, Sol e Mar.

Pode parecer muito comum uma foto do pôr-do-sol ou de uma praia. Pode até parecer fácil agradar alguém com essas imagens. Mas responda: quantas vezes você parou o que estava fazendo para ver o pôr-do-sol este ano? Quantas vezes em um lugar especial? Em quantos lugares diferentes e especiais? Quantas vezes levantou antes do sol para vê-lo nascer? Em quantas praias esteve em 2010?

Fiz tudo isso muitas vezes. Escolhi 30 fotos feitas em 9 municípios de 4 estados brasileiros. Como muitos sabem, passo a maior parte do tempo enfurnado em algum lugar: escrevendo, lendo, vendo filmes. Não sou chegado a praias e é raro dar um mergulho quando vou a alguma. Talvez por isso, valorize tanto esses momentos. Poderia não escrever sobre eles e não fotografá-los. Poderia somente apreciá-los, mas sempre penso em dividi-los com outras pessoas, com o maior número possível de pessoas. Então, aquele instante único, mágico e perfeito que a luz encontra para mostrar como o mundo é lindo, quase sempre vejo somente com um olho e através de uma máquina.  Para poder mostrar a vocês.

Aqui estão 30 desses momentos. A ideia não é só mostrar lugares bonitos ou fotos bem feitas. Minha sugestão é que você pense um pouco sobre este momento – a virada do ano – “em que as esperanças se renovam” e perceba que isso não precisa ser feito só uma vez por ano, mas, sim, duas ou mais vezes todos os dias. Setecentas… mil vezes por ano! Acordar e ver o sol nascendo deixa qualquer dia mais bonito. Relaxar com o pôr-do-sol já nos deixa pensando como o amanhã será maravilhoso.

E chega de conversa que 2010, este ano tão intenso, já se foi. Clique aí e viaje mais uma vez comigo (depois, basta fechar a janela e você voltará para cá). Em 2011, iremos a muitos outros lugares e todos os nossos dias serão lindos.


Esta entrada foi publicada em Conversa com o leitor, Fotografia, Viagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Céu, Sol e Mar

  1. Lindas fotos!!! Você capta poesia pelas suas lentes. Ou você está cheio de poesia,ou eu estou vendo poesia demais em você…
    Eu sou mar, adoro tudo ligado ao mar. Mas amo o céu,o ar, o sol, porque sou solar.
    Quando pequena imaginava que ao nascer do sol e ao por do Sol os anjos cantavam uma canção especial e nós conseguíamos sentir a presença DEUS, sem esforço, mesmo sem querer.
    Beijos e Feliz 2011!

  2. Adorei as fotos. Apareça, ou mande um sinal de fumaça.

  3. Boa noite
    encontrei uma foto sua, da Fortaleza dos Reis Magos ao amanhecer. Quero sua permissão para posta-la no meu fotolog

    agradeço a sua atenção
    nina

    Pode utilizar, Nina. Desde que não haja qualquer modificação (inclusive cortes), que seja devidamente creditada (Sandro Fortunato) e com o nome linkado para meu site (www.sandrofortunato.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *