Dois Búzios

buzios3h

Búzios, tem lá e cá. Fica por conta de onde você esteja. Podem também ser lá e lá. Enfim, há Búzios no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte. Armação dos Búzios, do Rio de Janeiro, é uma península, conhecida internacionalmente graças às visitas de Brigitte Bardot nos anos 60 e, nacionalmente, graças à novela Viver a Vida. Búzios, no Rio Grande do Norte, é uma praia de grande extensão, quase selvagem (pelo menos na faixa de areia), frequentada principalmente por veranistas, boa para surfe, perigosa para banho, perto de falésias e que fica no município de Nísia Floresta, vizinho a Natal.

Há algum tempo, estando em Natal e tendo passado por Búzios do Rio de Janeiro poucos dias antes, comentei sobre a estátua de Brigitte (1). Uma pessoa ficou chocada. Não sabia que havia uma estátua de Brigitte lá. Ela pensou que eu estava falando de Búzios do Rio Grande do Norte e que Brigitte seria um lendário travesti de Natal. A ideia me pareceu interessante.

Na Búzios fluminense, há também Os Três pescadores (2). Se não há estátuas na semi-selvagem Búzios potiguar, há um monumento deixado por sete pescadores nigerianos: um navio (3) que, segundo consta, teve os motores danificados, ficou à deriva e encalhou por lá.  Isso aconteceu no dia 4 de outubro de 2009. Até agora, nenhuma providência do governo nigeriano ou do brasileiro. A única certeza é que lá pro meio do ano começarão a nascer os primeiros filhos dos nigerianos, que têm comido e sobrevivido graças à bondade das moradoras e moradores do local. Respectivamente.

(Fotos: Três pescadores, Laura Corrêa;
Brigitte Bardot e Navio encalhado, Sandro Fortunato)

Esta entrada foi publicada em Estatuária, Fotografia, Viagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Dois Búzios

  1. Sandrovisky,

    Kkkkkk ainda estou rindo, também da “bondade” dos moradores para com os nigerianos…
    Olha, eu prefiro a Búzios potiguar, embora a fluminense seja lindíssima.Acredito que não esteja mais tão selvagem quanto eu conheci,mas mesmo assim…Amo a temperatura do mar no nordeste e as praias que são as mais lindas que conheço, e olha que conheço praia…
    Quanto ao presentinho do governo Nigeriano, brincadeira! se fosse em outro país do mundo já teriam tratado de retirar rapidinho.

  2. wison natal disse:

    Sandro,
    Tudo depende de como se “joga os búzios”, ou melhor, de como eles caem. Se abertos ou fechados,ou um aberto e outro fechado.(risos)
    Sim,por que, dependendo de como eles caem, você saberá se vai encontrar la Bardot ou la traveca…KKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Ou, talvez, bater de frente, ou melhor, de costas com um nigeriano… (Uiiii!!!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *