Golden Shower

jaugusto2.jpg

O boneco do posto recebeu uma chuva dourada. Abandono toda e qualquer sutileza para falar da sacanagem a José Augusto colocada em frente à Assembleia Legislativa, em Natal (RN).

A foto à esquerda mostra a tronchura em execução, no início de agosto. Há duas semanas, passei por lá e a encontrei coberta por sacos pretos de lixo. Cheguei a pensar que, em um lampejo de lucidez, tivessem resolvido dar fim a ela. Escondido ao menos. Não. Era para esperar a inauguração e talvez não assustar mais ninguém até lá. Descoberta, a peça de cimento ganhou uma pintura metálica para parecer de bronze. Tão realista e convincente quanto a pretensão de representar um ser humano.

Impressiona-me que durante todo o processo não tenha surgido um parente, um jornalista, um artista, alguém de bom gosto ou que tivesse pelo menos um olho, mesmo que míope, que bradasse: “Pare, por respeito a José Augusto!”.  Já vi muita aberração travestida de estátua, mas essa bate todas.

Não culpo o artista e nem mesmo quem teve a ideia de convidá-lo. Coloco como único responsável – porque o é em última instância – o presidente da Casa, deputado Robinson Faria, que, espero, não permita que se faça mais nada parecido.

Se não serve como homenagem, nem como bom exemplo de estatuária, deve servir como monumento à diversão. A poucos metros do Beco da Lama, ponto de encontro da boêmia natalense, José Augusto sempre terá companhia. E você sabe: depois de umas cervejas, tudo fica mais bonito.

 

jaugusto3.jpg

Logo abaixo em  COMMENTS
Esta entrada foi publicada em Estatuária. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Golden Shower

  1. Está na moda agora fazer estátuas de gente famosa em tudo o que é de lugar. Deviam pelo menos primar pela qualidade do trabalho. Essa de José Augusto é páreo para o Anjo Azul com sua sua perna absurda que há na Hermes da Fonseca.

  2. Dinor Guinzani disse:

    O que o Boneco do Nacional Kid está fazendo aí?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *